segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Confiança

As vezes é difícil de entender porque as pessoas estranham minha confiança em Deus. É só em Deus que encontro garantias. Só Ele me garante alegria, paz e tranqüilidade sem eu ter que fazer nada.
Mas também não posso ser hipócrita. Tem momentos em que minha confiança também se abala. Em que tenho dificuldade de ver um futuro, de achar uma solução. O que me conforta é que encontro na Bíblia pessoas que enfrentaram esse mesmo problema e conseguiram superar. Conseguiram achar paz em meio à tribulação.
Francamente é até estranho. Quando me concentro em Deus e coloco minha confiança nele eu sinto uma paz que não consigo explicar. Chega até dar peso na consciência, pois eu sei que qualquer outra pessoa estaria muito mal no meu lugar, mas Deus me dá uma paz que literalmente vem de outro mundo. E não é algo que é demorado para sentir, a partir do momento em que eu confio em Deus verdadeiramente sinto uma paz inquestionável instantaneamente dentro de mim, me dando forças para continuar lutando e para ver a "luz no fim do túnel".
Mas como consigo convencer a mim mesma a confiar? As vezes preciso da ajuda das pessoas ao meu redor. Agradeço muito a Deus por elas. Me alegro muito em Deus pois sei que ele nunca vai me deixar só, sempre tenho pessoas me apoiando, eu só tenho que estar com os olhos abertos para perceber. E nos momentos em que não consigo ver a ajuda dos outros? É nesse instante que preciso buscar na palavra de Deus o meu conforto e e então encontro um Salmo que tem um trecho que diz:
"Por que você está assim tão triste, ó minha alma?
Por que está assim tão perturbada dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda o louvarei;
ele é o meu Salvador e o meu Deus"
Salmo 42:11
É reconfortante saber que a Bíblia também mostra a fraqueza do homem, mas ela não mostra só pra condenar, ela mostra pra indicar que tem uma solução. Deus ainda vai nos dar motivo de "louvar", de agradece-lo, de nos alegrar. O maior prazer de Deus é nos ver felizes, em paz e tranqüilos. Por isso ele pede que confiemos nele, pois só ele consegue dar a verdadeira alegria à sua criatura, que ele chama carinhosamente de filhinhos, a partir do momento que decidimos confiar nele.
É tão gostoso quando sinto a voz de Deus dentro de mim me chamando: "Minha filhinha...". Eu sorrio só de pensar.
Mas isso não é exclusividade minha. Qualquer um pode ter acesso ao carinho e à paz de Deus. A única coisa que temos que fazer é acreditar que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, mostrando que ele tem poder para dar vida a qualquer um.
E não podemos demorar muito para tomar essa decisão, não podemos continuar deixando para amanhã. Pois esse mundo tem mostrado tudo que Jesus predisse que aconteceria antes dele voltar. As guerras, os terremotos, as doenças, o desequilíbrio total da sociedade e da natureza mostra que Jesus está para voltar e quando ele voltar vai ser para pegar a sua igreja, ou seja, os que realmente acreditam e confiam nele, e leva-los para o céu. E o que vai acontecer aqui na terra quando Jesus voltar é algo tão terrível que não gosto nem de pensar no assunto. Então, por favor, comece a confiar logo em Cristo, pois resta pouquíssimo tempo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A verdade.

Como é difícil permanecer feliz e otimista quando tudo ao seu redor está mudando contra a sua vontade. É difícil aceitar algumas mudanças. Especialmente as mudanças que a gente não entende porque estão acontecendo.
É quase impossível você saber como melhorar, quando você não sabe o que você fez de errado, né?
As vezes a verdade sobre nós mesmos dói. As vezes não queremos ouvir. Na maior parte do tempo tentamos fugir da verdade, tentamos nos iludir. Passamos a vida empurrando os pequenos erros com a barriga. Dificilmente encontramos alguém que realmente queira mudar. Mudar é difícil, mas necessário. Precisamos encarar a verdade. Eu me guio muito por um livro muito conhecido e mencionado nesse blog, a Bíblia, e lá diz:
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32
Precisamos da verdade, por mais que ela doa.

Mas agora me diz: e quando não querem ti contar a verdade? E quando você pede para ouvir a explicação, para tentar entender e não querem ti contar? Ficam evitando a questão, falando que não é nada. Porque simplesmente não falar logo a verdade e acabar com o mistério. O segredo, as coisas não faladas, as meia-verdades é que destroem. As vezes penso que a meia-verdade pode ser pior que uma mentira, pois ela é como uma doença silenciosa: quando vem à tona é para morte certa e súbita, a qual pouquíssimos sobrevivem.
Então, falem a verdade. Se você acha que vai doer, fale com jeito, tenta ser brando, mas fale toda a verdade.
Chega de meia-verdades que no fundo são mentiras e fruto do diabo.


Caixinha de Cartão Postal

Tava navegando no site da Casa e Claudia e achei esse vídeo muito legal:
São caixinhas feitas com cartão postal e são super fáceis de fazer.
Fiz hoje enquanto esperava um documento ficar pronto.
Ficam uma gracinha.
É uma boa dica de embalagem pra quem viaja e vai trazer uma lembrancinha pequena.
Use cartões postais do local que você estava para embrulhar o presente, vai ficar interessante.

Homens, leiam e sejam mais sábios! (Quem avisa amiga é)

11 EXPRESSÕES UTILIZADAS POR MULHERES E SEUS SIGNIFICADOS

1 – “Certo”: Esta é a palavra que as mulheres usam para encerrar uma discussão quando elas estão certas e você precisa se calar.

2 – “5 minutos”: Se ela está se arrumando significa meia hora. “5 minutos” só são cinco minutos se esse for o prazo que ela te deu para ver o futebol antes de ajudar nas tarefas domésticas.

3 – “Nada”: Esta é a calmaria antes da tempestade. Significa que ALGO está acontecendo e que você deve ficar atento. Discussões que começam em “Nada” normalmente terminam em “Certo”..

4 – “Você que sabe”: É um desafio, não uma permissão. Ela está te desafiando, e nessa hora você tem que saber o que ela quer… e não diga que também não sabe!

5 – Suspiro ALTO: Não é realmente uma palavra, é uma declaração não-verbal que freqüentemente confunde os homens. Um suspiro alto significa que ela pensa que você é um idiota e que ela está imaginando porque ela está perdendo tempo parada ali discutindo com você sobre “Nada”..

6 – “Tudo bem”: Uma das mais perigosas expressões ditas por uma mulher. “Tudo bem” significa que ela quer pensar muito bem antes de decidir como e quando você vai pagar por sua mancada.

7 – “Obrigada”: Uma mulher está agradecendo, não questione, nem desmaie. Apenas diga “por nada”. (Uma colocação pessoal: é verdade, a menos que ela diga “MUITO obrigada” – isso é PURO SARCASMO e ela não está agradecendo por coisa nenhuma. Nesse caso, NÃO diga “por nada”. Isso apenas provocará o “Esquece”).

8 – “Esquece”: É uma mulher dizendo “FODA-SE !!”

9 – “Deixa pra lá, EU resolvo”: Outra expressão perigosa, significando que uma mulher disse várias vezes para um homem fazer algo, mas agora está fazendo ela mesma. Isso resultará no homem perguntando “o que aconteceu?”. Para a resposta da mulher, consulte o item 3.

10 – “Precisamos conversar!”: Fodeu!!!, você está a 30 segundos de levar um pé na bunda.

11 – “Sabe, eu estive pensando…”: Esta expressão até parece inofensiva, mas usualmente precede os Quatro Cavaleiros do Apocalipse…

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inteligencia Espiritual - Parte V - Conclusão

Nós também devemos agir como Davi e buscar a inteligência espiritual junto a Deus. Jesus nos prometeu: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.” (Mateus 7:7-8)

Só através da inteligência espiritual:

· podemos saber como agir em cada situação;

· conseguimos andar em santidade e integridade, não nos envergonhando de nada;

· somos submissos à Palavra de Deus, sempre agindo de acordo com a vontade de Deus;

· conseguimos crescer espiritualmente e produzir frutos que tragam honra e glória a Deus;

· conseguimos seguir os dois mandamentos de Jesus: Amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos; independentemente da situação somos pacientes, longânimes e resistimos a adversidade.

Inteligencia Espiritual - Parte IV

A Bíblia está recheada de exemplos de pessoas com inteligência espiritual, como foi o caso de Davi ao enfrentar Golias.

Aqui está a história na integra, caso você nunca tenha a lido no original. 1 Samuel 17:4-51

1. Ele teve visão aguçada ao perceber que a ameaça feita não era contra ele, que nada podia, mas contra o Deus Todo-Poderoso.

2. Ele conseguiu discernir a situação ao perceber que estava em vantagem por ser circunciso, ou seja, por ele fazer parte da aliança do verdadeiro Deus com os homens. Ele sabia que a aliança que ele tinha com Deus era a coisa mais importante na hora da batalha e por isso ele não temia, ele conhecia o Deus a quem ele servia.

3. Ele teve entendimento profundo ao perceber que a batalha na era dele para guerrear e sim era de Deus.

4. Ele teve condição de atuar e conseguiu levantar a moral do rei e de todo um exército sem falar que ele venceu aquela batalha contra os filisteus sem a ajuda de ninguém de Israel.

Por fim ele teve vitória, mas não por que ele confiou nas suas próprias forças, mas porque ele confiou em Deus. Porque o crente não tá isento de passar por lutas e batalhas, mas ele tá isento de perde-las, ou seja, se estivermos com Deus é impossível nós fracassarmos.

Inteligencia Espiritual - Parte III

Falarei agora das características de alguém que tem inteligência (sabedoria) espiritual.

Quando alguém tem sabedoria espiritual passa a ter visão aguçada, começa a ver a coisas do ponto de vista de Deus:

Não foi uma pessoa que ti fez mal e sim os espíritos malignos que agem através dela (“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12)

Não importa se a pessoa ti pede muito ou pouco, devemos sempre estar dispostos a dar. (“Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.” Mateus 5:42)

Ele vê uma luta, uma batalha, uma perseguição e sabe o que significa, não se desespera perante isso. (“Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” Mateus 5:11-12; Atos 5:41-42)

Quando alguém tem sabedoria espiritual consegue discernir as situações. Sabe dizer o que está operandbo nas pessoas em cada momento. Se vê alguém com um comportamento estranho consegue perceber se é algo patológico ou derivado de algum espírito demoníaco. Também consegue discernir os espíritos, sabendo quando o espírito vem de Deus ou não (Atos 16:16-18)

A sabedoria espiritual também facilita o entendimento profundo. O porque tal coisa acontece ou porque Deus permite outra coisa. Às vezes não vamos receber a resposta por essas perguntas simplesmente porque estamos fazendo a pergunta errada (Tiago 4:3). A sabedoria espiritual nos permite ver como Deus vai agir em cada situação, pois o que realmente importa é que o nome de Deus seja glorificado e que o mundo possa vir a conhecer-lo.

A sabedoria espiritual também nos dá condição de atuar, de saber como agir. (“Quando prenderem e entregarem vocês às autoridades, não fiquem preocupados, antes da hora, com o que irão dizer. Quando chegar o momento, digam o que Deus lhes der para dizer. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito Santo.” Marcos 13:11)

Inteligencia Espiritual - Parte II

Tem um tipo de inteligência que a psicologia ignora, que é a inteligência espiritual. Esse é uma inteligência que só o Espírito Santo pode nos dar, através de Jesus Cristo.

“Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?’ Mas nós pensamos como Cristo pensa.” 1 Coríntios 2:16

E como que Cristo pensava?

“Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.” Lucas 2:47

E porque Cristo tinha toda essa inteligência?

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.” Lucas 4:1

E como temos a garantia de que também teremos acesso a essa inteligência?

“Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem! Lucas 11:13

Até hoje somos muito influenciados pela cultura grego-romana que valoriza muito a inteligência lógica, o raciocínio, que busca a sabedoria acima de todas as coisas, mas apenas a “sabedoria” que pode ser provada. Para essas pessoas Paulo escreveu na primeira carta aos Coríntios 1:20-24:

Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura.

Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”. Os judeus pedem milagres como prova, e os não-judeus procuram a sabedoria. Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura. Mas para aqueles que Deus tem chamado, tanto judeus como não-judeus, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Deus colocou Jesus Cristo como a sua sabedoria. Em Provérbios 2:3 fala: “Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento.” Ou seja, devemos pedir por Jesus e gritar por entendimento. E mais, em Tiago 1:5 diz: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Então devemos sempre pedir por sabedoria.

Em outras palavras, pedir por inteligência espiritual.

Inteligencia Espiritual - Parte I

Você se julga inteligente? De acordo com Gardner existe mais de uma forma de inteligência, às vezes não somos muito dotados em uma área, mas em outra nos damos super bem. Ele explicou isso ao classificar as aptidões das pessoas em 7 tipos de inteligência primárias. Isso não inclui dizer que alguém só pode ter um único tipo de inteligência, na maior parte das vezes temos algumas agindo com outras ao mesmo tempo e uma se destacando.

Os 7 tipos primários de inteligência (segundo a psicologia):

Linguagem:

A inteligência lingüística é o dom dos poetas, prosadores e oradores; aqueles que amam a linguagem sob todas as formas, de José de Alencar e Machado de Assis aos rappers. Os bons pregadores que conhecemos possivelmente são dotados dessa inteligência.

Matemática e Lógica:

Esse tipo de inteligência é dos matemáticos, cientistas e outros cuja vida é governada pelo raciocínio. Muito valorizada no ocidente, desde a época de Sócratres. A maioria dos testes de inteligência enfocam o raciocínio lógico.

Música

Sentem-se atraídos pelo mundo dos sons. Quando criança tentam reproduzir combinações sonoras agradáveis ou estão sempre pedindo para aprenderem algum instrumento. As maiorias dos grandes talentos musicais gravitavam em torno da música desde a mais terna idade.

Raciocínio Espacial

É a capacidade de determinar as direções no espaço. Envolve a aptidão para perceber as relações espaço visuais, tipo um escultor e um piloto de avião. Consegue visualizar um objeto de diferentes pontos de vista, tem senso de direção.

Movimento

É a capacidade de utilizar o corpo (ou partes dele) para resolver problemas ou fabricar produtos. É o caso de atletas, bailarinos, cirurgiões ou artesões.

Inteligência interpessoal

É a capacidade de entender os outros, aquilo que os motiva, o que estão sentindo, como tratá-los e também a capacidade de liderá-los. Esse dom pode provocar amplos movimentos sociais como aconteceu com Gandhi e Martin Luther King.

Inteligência intrapessoal

É a inteligência que permite que conhecemos a nos mesmos. Quem a tem em alto grau sabe de suas forças e fraquezas, desejos e medos, e pode adaptar a sua maneira de agir de acordo com esse conhecimento. Freud foi um grande exemplo dessa inteligência, durante décadas ele se psicanalisou e junto com a análise de seus pacientes conseguiu chegar a algumas verdades sobre a vida interior das pessoas em geral.

Mas existe um tipo de inteligência que a psicologia não considera. Essa é a Inteligência espiritual, da qual vou tratar nos próximos posts.

Sim, ainda estou viva!!

Depois de um ano inteiro e 7 dias, eu lembro que tenho esse blog. Realmente sou uma blogueira muito dedicada!
De qualquer forma, estou voltando para uma série de posts todos relacionados ao mesmo assunto. Uma aula de escola bíblica que eu tive no domingo passado (7/02). Aqui vou postar um estudo que fiz dela.
O tema é inteligência espiritual. Vou dividir o texto em partes, porque ele está bem grande e a cada semana vou postar uma parte.
Hoje vou colocar a primeira parte, logo após esse post.
Fiquem com Deus.
Para elogios ou críticas é só deixar um comentário que eu irei responder.