Você se julga inteligente? De acordo com Gardner existe mais de uma forma de inteligência, às vezes não somos muito dotados em uma área, mas em outra nos damos super bem. Ele explicou isso ao classificar as aptidões das pessoas em 7 tipos de inteligência primárias. Isso não inclui dizer que alguém só pode ter um único tipo de inteligência, na maior parte das vezes temos algumas agindo com outras ao mesmo tempo e uma se destacando.
Os 7 tipos primários de inteligência (segundo a psicologia):
Linguagem:
A inteligência lingüística é o dom dos poetas, prosadores e oradores; aqueles que amam a linguagem sob todas as formas, de José de Alencar e Machado de Assis aos rappers. Os bons pregadores que conhecemos possivelmente são dotados dessa inteligência.
Matemática e Lógica:
Esse tipo de inteligência é dos matemáticos, cientistas e outros cuja vida é governada pelo raciocínio. Muito valorizada no ocidente, desde a época de Sócratres. A maioria dos testes de inteligência enfocam o raciocínio lógico.
Música
Sentem-se atraídos pelo mundo dos sons. Quando criança tentam reproduzir combinações sonoras agradáveis ou estão sempre pedindo para aprenderem algum instrumento. As maiorias dos grandes talentos musicais gravitavam em torno da música desde a mais terna idade.
Raciocínio Espacial
É a capacidade de determinar as direções no espaço. Envolve a aptidão para perceber as relações espaço visuais, tipo um escultor e um piloto de avião. Consegue visualizar um objeto de diferentes pontos de vista, tem senso de direção.
Movimento
É a capacidade de utilizar o corpo (ou partes dele) para resolver problemas ou fabricar produtos. É o caso de atletas, bailarinos, cirurgiões ou artesões.
Inteligência interpessoal
É a capacidade de entender os outros, aquilo que os motiva, o que estão sentindo, como tratá-los e também a capacidade de liderá-los. Esse dom pode provocar amplos movimentos sociais como aconteceu com Gandhi e Martin Luther King.
Inteligência intrapessoal
É a inteligência que permite que conhecemos a nos mesmos. Quem a tem em alto grau sabe de suas forças e fraquezas, desejos e medos, e pode adaptar a sua maneira de agir de acordo com esse conhecimento. Freud foi um grande exemplo dessa inteligência, durante décadas ele se psicanalisou e junto com a análise de seus pacientes conseguiu chegar a algumas verdades sobre a vida interior das pessoas em geral.
Mas existe um tipo de inteligência que a psicologia não considera. Essa é a Inteligência espiritual, da qual vou tratar nos próximos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário