Falarei agora das características de alguém que tem inteligência (sabedoria) espiritual.
Quando alguém tem sabedoria espiritual passa a ter visão aguçada, começa a ver a coisas do ponto de vista de Deus:
Não foi uma pessoa que ti fez mal e sim os espíritos malignos que agem através dela (“porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:12)
Não importa se a pessoa ti pede muito ou pouco, devemos sempre estar dispostos a dar. (“Se alguém lhe pedir alguma coisa, dê; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.” Mateus 5:42)
Ele vê uma luta, uma batalha, uma perseguição e sabe o que significa, não se desespera perante isso. (“Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” Mateus 5:11-12; Atos 5:41-42)
Quando alguém tem sabedoria espiritual consegue discernir as situações. Sabe dizer o que está operandbo nas pessoas em cada momento. Se vê alguém com um comportamento estranho consegue perceber se é algo patológico ou derivado de algum espírito demoníaco. Também consegue discernir os espíritos, sabendo quando o espírito vem de Deus ou não (Atos 16:16-18)
A sabedoria espiritual também facilita o entendimento profundo. O porque tal coisa acontece ou porque Deus permite outra coisa. Às vezes não vamos receber a resposta por essas perguntas simplesmente porque estamos fazendo a pergunta errada (Tiago 4:3). A sabedoria espiritual nos permite ver como Deus vai agir em cada situação, pois o que realmente importa é que o nome de Deus seja glorificado e que o mundo possa vir a conhecer-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário