terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inteligencia Espiritual - Parte II

Tem um tipo de inteligência que a psicologia ignora, que é a inteligência espiritual. Esse é uma inteligência que só o Espírito Santo pode nos dar, através de Jesus Cristo.

“Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?’ Mas nós pensamos como Cristo pensa.” 1 Coríntios 2:16

E como que Cristo pensava?

“Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.” Lucas 2:47

E porque Cristo tinha toda essa inteligência?

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.” Lucas 4:1

E como temos a garantia de que também teremos acesso a essa inteligência?

“Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem! Lucas 11:13

Até hoje somos muito influenciados pela cultura grego-romana que valoriza muito a inteligência lógica, o raciocínio, que busca a sabedoria acima de todas as coisas, mas apenas a “sabedoria” que pode ser provada. Para essas pessoas Paulo escreveu na primeira carta aos Coríntios 1:20-24:

Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura.

Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”. Os judeus pedem milagres como prova, e os não-judeus procuram a sabedoria. Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura. Mas para aqueles que Deus tem chamado, tanto judeus como não-judeus, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Deus colocou Jesus Cristo como a sua sabedoria. Em Provérbios 2:3 fala: “Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento.” Ou seja, devemos pedir por Jesus e gritar por entendimento. E mais, em Tiago 1:5 diz: “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” Então devemos sempre pedir por sabedoria.

Em outras palavras, pedir por inteligência espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário